6.1.16

Princípio

Da Legenda de São Francisco de Assis, de São Boaventura: “De tanto remontar à origem primeira de todas as coisas, sentia por elas um afeto irreprimível. A todos os seres, por mais insignificantes que fossem, aplicava o doce nome de irmão ou irmã, pois sabia que todos procediam dum mesmo princípio.” E isso a propósito da importância do santo na passagem da arte gótica para a renascentista, por intermédio de Giotto, assim explicada por Juan de la Encina, em La pintura italiana del Renascimento:
O sentimento místico da natureza que Francisco de Assis revelou e propagou pelos vales e montanhas da Úmbria parece ter contribuído para a aparição do chamado realismo artístico em seu século e no seguinte [XIII e XIV] e, com isso, dos primeiros vislumbres da pintura paisagista e, ao mesmo tempo, da representação não simbólica mas real dos animais e da contemplação estética da vida cotidiana. De maneira que a revolução espiritual que trouxe o franciscanismo repercutiu de múltiplas formas na nova concepção artística que, em oposição ao bizantinismo abstrato e formular, reclamava tacitamente o direito à representação da vida ou da realidade em toda sua extensão e intensão.