Américo Vespúcio se diferencia dos demais cronistas do “descobrimento”
por não ser um simples marinheiro como Hans Staden, nem um alucinado como
Colombo, nem um padre como Thevet, nem um pastor calvinista como Léry, nem um
propagandista da colonização portuguesa como Soares de Sousa, mas o mais
próximo de um humanista que pisou ainda muito cedo nestas terras. É dessa
educação literária que tira ele a certeza de que as Índias a que Colombo jurava
ter chegado eram na verdade uma porção de terra desconhecida dos antigos e que, não
se tratando de uma ilha, configurava um Mundus Novus. Esse Américo Vespúcio,
que discute tecnicamente nas cartas as coordenadas astronômicas das viagens,
afirma ter ido para a Espanha, de Florença, para ser um mercador; e que, após
quatro anos de trabalho comercial, decidiu abandonar a busca sempre tão incerta
de lucro pelo conhecimento dignificante das coisas ignotas. Essa circunstância
pessoal explicaria a natureza econômica de dois comentários muito interessantes para os quais gostaria de atentar. Numa das
cartas, Vespúcio diminui a circum-navegação portuguesa da África até as
Índias, porque toda ela feita sem nunca se perder de vista a costa africana, o que, na
avaliação do navegador florentino, tornava-a muito menos meritória do que
qualquer viagem através do Atlântico, através do Desconhecido. A não ser por um aspecto: o econômico, ao qual
infelizmente — segundo ele — então se dava importância excessiva. Vespúcio está
dizendo que, mesmo sem nenhum achado imediatamente lucrativo, a chegada ao
Novo Mundo teve mais valor do que a grande vitória comercial que chegar à Índia
por mar deu a Portugal. Mas uma outra observação vespuciana acaba em
contradição com o critério do heroísmo. Em outra carta, chama ele
atenção para a total falta de motivação
política e econômica das guerras entre os povos indígenas das costas brasileiras.
De acordo com a observação de Vespúcio, os nativos estranhamente não lutavam nem pela
aquisição de novos territórios, nem pelo aumento de riquezas, nem por nada que
em geral leva os povos a lutarem entre si. As tribos inimigas enfrentavam-se até a morte de alguns e o aprisionamento de outros,
e depois voltavam cada qual para a sua casa. E
quando era de se esperar que Vespúcio louvasse a desconsideração econômica da
guerra indígena, da mesma forma que louvou a desconsideração econômica das próprias viagens a este lado do Atlântico, o florentino saiu-se com uma queixa à “crueldade” desses povos,
a qual estaria na base da gratuidade dessas guerras. Trata-se de um juízo tão
inconsequente, que foi inevitável que Montaigne, no famoso ensaio que certamente teve como uma das fontes as cartas de Vespúcio, desfizesse a referida incoerência
ao afirmar a nobreza da guerra indígena, absolutamente livre de causa
tão espúria como o lucro.
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